VISÃO DO MIRANTE DA CIDADE

VISÃO DO MIRANTE DA CIDADE

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PEDRA BRANCA

MONUMENTO NATURAL DE GRANDE BELEZA CÊNICA

HISTÓRIA DA CIDADE

O “Paraíso da Grande São Paulo”, é uma cidade com características tipicamente interioranas, e traz até os dias de hoje a herança de suas origens, que remontam aos séculos XVII e XVIII, quando o lugar servia como pouso de tropeiros e viajantes que, com a escassez das reservas auríferas de Minas Gerais, foram ali se instalando e povoando o território.
A cidade teve origem em uma capela, construída para abrigar a imagem de Santa Isabel. No dia 10 de julho de 1832, uma área de terras foi desmembrada de Mogi das Cruzes, para a criação do município de Santa Isabel.
A região começou a crescer com a chegada de novas famílias, atraídas pelo comércio de compra e venda de animais e diversos produtos alimentícios e têxteis que se instalava ao longo das estradas.
As manifestações religiosas e folclóricas, muito comuns à época, continuaram sendo uma peculiaridade da população isabelense.
As igrejas e capelas são uma atração a parte, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a primeira da cidade, erguida por escravos em taipa de pilão no ano de 1723.
Atualmente contando 50.453 habitantes distribuídos em uma área de 363 km2, o município possui uma população flutuante de em média 15 mil pessoas, que nos finais de semana e feriados são atraídas pelas belezas naturais, sítios e chácaras da zona rural.
Com mais de 80% de seu território em áreas de preservação permanente, Santa Isabel destaca-se por seu potencial turístico. Na divisa com Igaratá, está um dos pontos mais atrativos da cidade: a Represa do Jaguari. As belas cachoeiras, espalhadas pela zona rural, como a do Bairro Ouro Fino, também são destinos muito procurados por quem busca lazer e contato com a natureza. Do mirante do Monte Serrat, os visitantes podem ter uma vista panorâmica da cidade, a uma altura de 716 metros. Já o Obelisco 13 de Maio, é um marco da libertação dos escravos, construído meses antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.  
Com 180 anos, o “Paraíso da Grande São Paulo” guarda em suas belezas naturais, nos costumes de seus moradores e em seus patrimônios religiosos e folclóricos, sua história e cultura.

Fonte:
http://www.santaisabel.sp.gov.br/Institucional/ConhecaNossaCidade/HistoriaCidade.aspx